terça-feira, 7 de junho de 2011

RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES


RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES


Todas as células do nosso corpo necessitam de oxigênio para converter os nutrientes obtidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células provoca a OXIDAÇÃO: libera moléculas de radicais livres que são instáveis, apresentam um elétron com carga negativa e, se associam a outras moléculas de cargas positivas podendo ocorrer a oxidação. Os radicais livres danificam as células sadias do nosso corpo, danificando o DNA e outros materiais genéticos. Este dano acarreta no mau funcionamento da célula.

Porém, esta exposição aos danos causados pelos radicais livres pelas células do nosso corpo, tem suas enzimas protetoras, proteínas, vitaminas, oligoelementos
que neutralizam em grande parte os danos causados, impedindo a acumulação excessiva nas células das substancias nocivas, que podem provocar lesões graves. Nosso corpo tem seu próprio mecanismo de defesa para controlar os níveis dos radicais livres causados pelo metabolismo do oxigênio.

Mas o processo de oxidação que ocorre dentro dos nossos corpos, não é a única fonte de radicais livres. Fatores externos também contribuem para a formação de um excesso de radicais livres que podem causar danos irreparáveis as células.

Uma super produção de radicais livres é freqüente na vida moderna: poluição ambiental, poluição da queima de combustíveis fósseis, exposição à radiação ultravioleta do sol, consumo de álcool, tabaco, pesticida e substancias tóxicas presentes nos alimentos, stress, fadiga muscular, desequilíbrio hormonal, depressão, entre outros sintomas da vida moderna, aumentam a produção de radicais livres.

A falta de exercício físico, operações cirúrgicas cardiovasculares e problemas respiratórios também aumentam a produção de radicais livres.

A situação complica-se também com a alimentação desequilibrada, excesso de açucares, frituras, massas, condimentos, pouco consumo de verduras, frutas e fibras, havendo então carência de vitaminas e oligoelementos antioxidantes.

Temos então um forte desequilíbrio da balança entre produção excessiva de radicais livres e o sistema de eliminação antioxidante que não está otimizado. Este desequilíbrio define o STRESS OXIDATIVO.

O resultado é o acumulo de radicais livres nas células, que podem causar alterações crônicas dos órgãos, associado também a modificações do DNA das células, primeira etapa para aparição do processo cancerígeno de doenças degenerativas e envelhecimento.

A formação de radicais livres também está relacionada ao enfraquecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento. Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite, entre outras, têm sido atribuídos à ação dos radicais livres.

A comunidade científica reconhece que algumas doenças mais incapacitantes ou mortais são provocadas pela presença desses radicais. Na lista encontram-se desde o caso dos enfisemas, dos acidentes vasculares cerebrais, de certas afecções reumáticas, doença de Parkinson, mal de Alzheimer, entre outras.

Os radicais livres não devem ser considerados como bandidos que querem nos matar o tempo todo. Ao contrário, eles são muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo. O que deve ficar claro é que o excesso dessas substâncias no nosso corpo é tóxico, é prejudicial para nossa saúde.

Para combater os radicais livres, a arma são os Antioxidantes, que são moléculas com carga positiva que se combina com os radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Portanto, essas substâncias teriam a capacidade de anular a ação de oxidação desses radicais, daí o nome antioxidante.

Alguns Antioxidantes são: Vitamina C, E, A, Selênio, Zinco, Flavonóides, Licopeno, Isoflavonas, Catequinas, entre outros.

Uma alimentação rica em verduras e frutas de todas as cores, leguminosas, cereais, hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres. Os Antioxidantes presentes em uma boa alimentação eliminam os radicais livres, diminuindo o risco de uma série de doenças inclusive atenuando os efeitos do envelhecimento precoce.

Quem faz uma alimentação equilibrada rica e variada e não se expõem aos fatores externos formadores de radicais livres, esta no caminho certo. No entanto, a vida moderna, muitas vezes nos impossibilita de poder ter uma alimentação tão equilibrada, rica e variável, quanto o desejável.

ENTÃO COMO FAZER PARA COMBATER OS RADICAIS LIVRES?

A ingestão de Antioxidantes em forma de pílulas ou cápsulas poderia ser uma solução. Porém, vitaminas e minerais são ótimos para nossa saúde, mas ingeridos em na forma natural, ou seja, a própria fruta e o próprio vegetal.

Certas vitaminas, minerais e substâncias ativas encontradas nos alimentos são, portanto, excelentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. O consumo dessas substâncias fortalece nosso sistema imunológico, além de reduzir o risco de uma série de doenças. Veja o que acontece a uma maçã sem casca deixada ao ar livre: ela oxida e fica escura. A casca está para a maçã, assim como os antioxidantes estão para o nosso organismo.

BXO

O suplemento nutricional Antioxidante BXO possui a tecnologia de suspensão em gel   ( Gelceutical™). Na tecnologia de suspensão em gel, ou Gelceutical™, todos os nutrientes permanecem nos seu estado natural, otimizando a biodisponibilidade, aumentando assim a capacidade de absorção e de digestão pelo organismo. Cada nutriente extraído é preservado em uma molécula de água, dentro de uma matriz em gel. Portanto, quando ingerido já esta pronto para o consumo, sem necessidade de hidratação (tomar água). Equivale a dizer que você esta ingerindo a própria fruta.

Composto por 14 frutas:
Uva, Caju, Blueberry ou mirtilo, Açaí, Acerola, Camu Camu, Framboesa, Cacau, Pitanga, Tamarindo, Kiwi, Maracujá, Cupuaçu e Amora. Todas com alto teor de antioxidantes. Atuará diretamente no DNA da célula reparando o dano causado pelos radicais livres.

Alguns benefícios do uso diário:
  • cuida do sistema imunológico, das anemias, previne inflamações dos vasos sanguíneos
  • Combate a ansiedade, auxiliando as dietas.
  • ajuda na visão noturna e na prevenção da catarata
  • Beneficia o sistema cardiovascular
  • Atua sobre as glândulas endócrinas, relacionadas com a emoção
  • Ajuda a baixar a pressão arterial
  • Combate a diabetes (efeito inibidor da elevação da taxa glicêmica, tem estrutura muito parecida com a glicose)
  • Promove a liberação natural da insulina
  • Melhora o funcionamento dos rins e fígado
  • Melhora as taxas de colesterol e de gorduras neutras no sangue
  • Regulador do intestino
  • Melhora a prisão de ventre
  • Através dos flavonóides atua na prevenção do câncer protegendo o DNA da célula
  • Protege a próstata e o coração
  • Livram o corpo das toxinas
  • Suavizam a pele
  • Regula o sistema orgânico
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Previne resfriados, gripes, infecções e anemias
  • Melhora o desejo sexual, o humor e os sintomas da TPM
  • Regula o fluxo menstrual
  • Combate o cansaço físico e mental
  • Combate o stress e ansiedade
  • Melhora a qualidade do sono
  • Bloqueador de gordura
  • Efeito clamante
  • Elimina os radicais livres
  • Entre outros...
Tem mais de 200 antioxidantes
Cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, zinco, selênio, proteínas, Omega 6 e 9 flavonóides, vitamina a, b1, b2, b3, b5 (niacina), C(ácido fólico), fibras, antocianina (antioxidante fenólico), pectina entre outros, tem baixo teor calórico.

Não tem contra-indicação, pode ser usado por qualquer pessoa de qualquer idade ou com qualquer mal que possa estar sendo vítima.

Pode ser usado com eficiência por diabéticos, tipo I e II, pois ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Também ajuda na prevenção do câncer, problemas de fígado, rins, catarata.

Para atletas é um excelente repositor energético, ajudando na construção muscular, melhorando a absorção dos aminoácidos e suplementos, combatendo o stress muscular e a falta de disposição

“Faça do seu alimento o seu medicamento”

Nenhum comentário:

Postar um comentário